Romance de Oton Lustosa será lançado na APL

Por: Vanize Lemos

Data: 22/05/2025

8 Visualizações

Compartilhe!

f1

A Academia Piauiense de Letras sedia, neste sábado (24), às 10h, o lançamento do mais novo romance de Oton Lustosa: O Lago e a Urbe. Com apresentação do acadêmico Felipe Mendes de Oliveira, a obra entrelaça ficção literária e consciência social ao abordar um episódio verídico que comoveu o sul do Piauí — a seca da lagoa de Parnaguá, em 2015.

Na narrativa, Sinhozinho Nóbrega, personagem central e ambíguo, decide apoiar a causa ambientalista de Adamastor, um parnaguaense mobilizado pela preservação das matas e das águas que definem o território e a história local. A trama se desenvolve em torno dos dilemas éticos, familiares e econômicos de uma comunidade que nasceu à beira da lago — e vê com sua ausência (a lagoa secou) ruir, também, parte de sua identidade

Com estilo envolvente, o autor resgata memórias coletivas, denuncia os impactos dos agravos ao meio ambiente e dá voz a uma população que, entre perdas e lutas, reafirma seu pertencimento ao chão que habita. Oton Lustosa conduz o leitor por paisagens físicas e simbólicas, abordando temas como preservação ambiental, tradição, fé, consumismo e relações humanas.

O Lago e a Urbe encerra-se em aberto, instigando o leitor a refletir sobre o futuro que construímos — ou deixamos secar. A Academia Piauiense de Letras convida o público a prestigiar esse encontro entre literatura e território, memória e contemporaneidade.

Compartilhe!

Veja também